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Política Interna de Privacidade e Proteção de Dados

Registro de Imóveis; Títulos e Documentos; Civil das Pessoas Jurídicas e Tabelionato de Protesto - São Miguel do Guaporé-RO.

CNPJ: 22.839.703/0001-40
Rua Valdemar Coelho, Nº 2.107, Centro, São Miguel do Guaporé-RO.
Telefone: (69) 3642-1651 Email: [email protected]

INTRODUÇÃO À POLÍTICA DE PRIVACIDADE – LGPD

A proteção da privacidade e dos dados pessoais é um compromisso fundamental do Registro de Imóveis; , Títulos e Documentos, Civil das Pessoas Jurídicas e Tabelionato de Protesto de São Miguel do Guaporé – RO.

Com base na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei nº 13.709/2018 – LGPD), esta Política Interna de Privacidade foi elaborada com o objetivo de informar de forma clara e transparente todos os colaboradores, escreventes, prestadores de serviço, parceiros e demais envolvidos, sobre como os dados pessoais são coletados, utilizados, armazenados, compartilhados e protegidos no âmbito das atividades desta serventia, seja em ambiente físico ou digital.
Nosso propósito é garantir que o tratamento de dados pessoais ocorra com responsabilidade, segurança e em conformidade com a legislação vigente, assegurando os direitos dos titulares dos dados e fortalecendo a confiança no desempenho de nossas funções públicas delegadas.

1) DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Em respeito à Lei nº 13.709/18 (Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD), especialmente seu artigo 9º, bem como às normas pertinentes à matéria (Normas de Serviço da E. Corregedoria Geral da Justiça de Rondônia,Provimento 74/2018, do CNJ; Provimento 88/2019, do CNJ Prov 134/2022, dentre outras), publica-se esta Política de Privacidade de Dados, que norteará todo tratamento que ocorrer nesta Serventia. As serventias extrajudiciais estão sujeitas a um regime híbrido de tratamento de dados pessoais, pois exercem, em caráter privado, uma função pública, em regime de delegação (art. 236 da Constituição Federal e Lei nº 8.935/94). Destarte, enquanto a atividade fim da serventia está sujeita ao regime público do art. 23, §4º da LGPD, o gerenciamento administrativo e financeiro da serventia é nitidamente afeta ao regime privado. Desse modo, a Serventia interage com diferentes tipos de usuários em diferentes circunstâncias, que podem implicar em tratamento de dados pessoais.


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ENCARREGADA DE DADOS INTERNA (DPO): Tatiane Strelow Arpine
E-mail do Encarregado: [email protected]
Telefone contato : 69 9 9318-8459
Documento Nomeação Encarregado de Dados



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ENCARREGADO DE DADOS EXTERNO (DPO): Analista de Sistema- Valcivan B. Goltz
E-mail do Encarregado: [email protected]
Telefone contato : 69 9 9300-4705
Documento Nomeação Encarregado de Dados




2)DOS CONCEITOS LEGAIS:


A LGPD tem como objetivo a proteção de direitos fundamentais. Além disso, essa lei também define que toda pessoa deve desenvolver sua personalidade de forma livre e, para isso, a proteção de suas informações deve ser respeitada. Antes de tudo, é importante dizer que por se tratar de uma lei, todas as pessoas e organizações devem se adequar à Lei Geral de Proteção de Dados. vamos conhecer quais são os principais conceitos da LGPD e como eles vão impactar o seu cotidiano.

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Tratamento: É toda e qualquer operação realizada com dados pessoais, como por exemplo: a coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, modificação, comunicação, transferência, difusão ou extração (Art. 5º, inciso X, da LGPD).


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Titular: Conforme o Art. 5º, inciso V, da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), é a pessoa natural a quem se referem os dados pessoais que são objeto do tratamento.


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Dado Pessoal: De acordo com o Art. 5º, inciso I, da LGPD, é toda informação relacionada à pessoa natural identificada ou identificável é considerada dado pessoal. Informações como RG, CPF, endereço, contatos de telefone e email se enquadram nesse conceito, bem como aquelas que, quando combinadas, produzem como resultado a identificação de um indivíduo.


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Dado Pessoal Sensível: O dado pessoal sensível é aquele que trata sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, e dado genético ou biométrico (Art. 5º, inciso II, da LGPD).


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Dado Pseudoanonimizado: O dado pseudoanonimizado é aquele que passou por processo de anonimização com o fito de impossibilitar sua associação com o seu titular, no entanto, neste caso é mantida pelo controlador separadamente (em ambiente controlado e seguro), a informação que, quando associada ao dado pseudoanonimizado, identificará o indivíduo.


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Dado Anonimizado: Trata-se de informação que perde a possibilidade de vinculação com seu titular, a partir da utilização de meios técnicos razoáveis e disponíveis os quais impossibilitam a associação entre o dado e o seu proprietário, seja de forma direta ou indireta. Quando anonimizado, o dado não é mais considerado pessoal pela LGPD, salvo quando o processo de anonimização ao qual foi submetido puder ser revertido (Art. 5º, inciso XI, da LGPD).


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Operador: É a pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, que realiza o tratamento de dados pessoais em nome do controlador (Art. 5º, inciso VII, da LGPD). No caso das Serventias Extrajudiciais os operadores são os prepostos e os prestadores de serviços que possibilitam o cumprimento das atividades fim da Serventia.


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Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD): A ANPD é órgão da Administração Pública, atualmente integrante da Presidência da República, responsável por zelar, implementar e fiscalizar o cumprimento da LGPD em todo o país, com a prerrogativa de aplicar sanções em caso de descumprimento das disposições da norma (Art. 5º, inciso XIX, da LGPD).


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Encarregado: É a pessoa indicada pelo controlador e operador para atuar como canal de comunicação entre o controlador, os titulares dos dados, a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), e outras entidades reguladoras (Art. 5º, inciso VIII, da LGPD).




3) DO TRATAMENTO DE DADOS PESSOAIS E DOS PRINCÍPIOS LEGAIS:


Registro de Imóveis; , Títulos e Documentos, Civil das Pessoas Jurídicas e Tabelionato de Protesto de São Miguel do Guaporé – RO se compromete a cumprir as normas previstas na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), e respeitar os princípios dispostos no art. 6º: Tratamento é toda operação realizada com dados pessoais, como as que se referem à coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, modificação, comunicação, transferência, difusão ou extração. seguem listados abaixo:





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4)DAS BASES LEGAIS PARA O TRATAMENTO DE DADOS PESSOAIS

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) permite o tratamento de dados pessoais quando há uma justificativa legal, chamada de base legal.

Nesta Serventia, os dados pessoais podem ser tratados, por exemplo, nas seguintes situações:
Quando for necessário para cumprir uma obrigação legal, como emitir certidões ou manter registros obrigatórios;
Quando for necessário para prestar um serviço público, conforme previsto em leis e normas do Poder Judiciário;
Quando for necessário para cumprir contratos ou atender solicitações feitas pelos próprios usuários;
Para defender direitos da Serventia ou do cidadão, em processos administrativos ou judiciais;
Para realizar pesquisas (sempre que possível com dados anônimos);
Quando o titular dos dados der seu consentimento livre e informado; Quando houver interesse legítimo, como garantir a segurança da informação, melhorar os serviços ou responder dúvidas dos usuários.
Além disso, como o trabalho da Serventia envolve dados públicos (como registros de imóveis e protestos), alguns dados são tratados com base no cumprimento da função pública, conforme previsto na Constituição e em outras leis. Sempre que houver necessidade de tratar dados pessoais, a base legal será respeitada e, quando for o caso, o titular será informado de forma clara sobre o motivo e a finalidade.


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5) POLÍTICA DE COOKIES


1. O QUE SÃO COOKIES?
Cookies são ferramentas essenciais na navegação online. Consistem em arquivos que identificam a interação entre você, nosso site e nossas redes sociais, e que são transferidos para o seu equipamento (computador, tablet ou smartphone) visando otimizar e personalizar a sua experiência de navegação no site. O termo "cookie" pode ser usado para descrever uma série de tecnologias, incluindo, mas não se limitando a pixel tags, web beacons e identificadores de dispositivo móvel. O Cartório usa tanto cookies de sessão quanto cookies persistentes. Os cookies de sessão coletam informações que não permitem a identificação do usuário e são automaticamente deletados quando a janela do seu navegador for fechada. Já os cookies persistentes são armazenados no seu computador ou dispositivo móvel até sua expiração e coletam informações que podem identificar o indivíduo. Além disso, os cookies utilizados no site podem ser "proprietários", isto é, cookies definidos por nós - ou por um terceiro em nosso nome - ou "de terceiros", que permitem que recursos ou funcionalidades de terceiros confiáveis sejam fornecidos no site ou por meio dele ou em serviços que você utiliza como anúncios, conteúdo interativo ou analytics. Esses terceiros podem reconhecer o seu dispositivo quando você navega em nosso site ou utiliza nossos serviços ou quando você navega em outros sites ou utiliza outros serviços.
2. COMO USAMOS OS COOKIES?
Abaixo listamos os diferentes tipos de cookies que podem ser utilizados em nosso site.
2.1 COOKIES ESSENCIAIS
Os cookies essenciais são necessários para o funcionamento do site e prestação dos serviços a você. Sem estes cookies, o site não funcionará tão bem como nós gostaríamos, e podemos não ser capazes de fornecer determinados serviços ou recursos a eles associados.
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• Identificação de Usuário: São usados para garantir que os usuários só vejam a sua própria informação.
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Os cookies de preferências coletam informações sobre suas escolhas e preferências, permitindo que o nosso site se lembre do idioma, localização, dispositivo utilizado ou outras configurações e que a sua experiência seja personalizada de acordo com essas preferências.
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• Última Visita e Atividade: As datas das últimas visitas e atividades e outras informações semelhantes são gravadas para que se possa fornecer aos usuários atualizações sobre "o que mudou no site desde sua última visita", e para melhor compreender as suas preferências.
• Flash Cookies: São usados de forma a permitir a reprodução de conteúdo de áudio e vídeo.
• Histórico de Página: São usados para controlar a sequência de páginas que o usuário visita. Se o usuário receber uma mensagem de erro ao visitar o site, as informações do cookie são guardadas num ficheiro de registo para o relatório de erros e resolução.
• Sessão: São usados para manter o estado da aplicação.
2.3 COOKIES ANALÍTICOS
Os cookies analíticos coletam informações sobre a utilização do site, permitindo-nos aperfeiçoar o seu funcionamento. Os cookies analíticos, por exemplo, mostram-nos quais são as páginas mais visitadas no sites, ajudam-nos a registar quaisquer dificuldades que os usuários sintam na navegação no site, e mostram-nos se a nossa publicidade é eficaz ou não. Isso nos possibilita ver os padrões globais de uso do site de forma anônima e agregada. Tipo de Cookie:
• Google Analytics: Recolhem dados estatísticos para melhorar a apresentação e navegação no site. A Google completa os dados agregados com dados demográficos e outra informação de interesse, para que possamos entender melhor nossos visitantes.
3. PLUGINS DE MÍDIA SOCIAL
Também usamos botões e/ou plugins de mídia social no site. Eles permitem que você se conecte com sua rede social de várias maneiras. Para que estes funcionem, os sites de mídia social, como, por exemplo, o Facebook, definirão as tecnologias de rastreamento em nosso site que podem ser usadas para aprimorar seu perfil em seus sites ou contribuir com os dados armazenados para vários fins delineados em sua respectiva política de privacidade.
4. COMO GERIR COOKIES?
Embora a maioria dos navegadores de Internet esteja inicialmente configurada para aceitar cookies automaticamente, você poder alterar as configurações para bloquear esses cookies ou para alertá-lo quando os cookies são enviados para o dispositivo. Para saber melhor consulte as opções de ajuda de seu navegador. Note que se os cookies forem desativados ou removidos, nem todos os recursos do site poderão funcionar como pretendido. Por exemplo, você pode não ser capaz de visitar certas áreas do nosso site ou pode não receber informações personalizadas quando visitar o site. Caso você use diferentes dispositivos para visualizar e acessar o site (por exemplo, computador, smartphone, tablet, etc.), deve configurar cada navegador de cada dispositivo para atender às suas preferências de cookies.


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6) DADOS PESSOAIS COLETADOS E SUAS FINALIDADES


Em tudo que a gente faz, buscamos proteger nossos dados e informações. A gente sabe que pra você também é assim. Seus dados pessoais ("Dados") são bens valiosos que devem ser preservados. Por isso você precisa saber exatamente como eles podem ser utilizados. Foi justamente para isso que criamos essa Política de Privacidade (“Política”). segue a baixo dados coletados:

Dados Financeiros, Bancários e da vida Financeira: podem ser coletados por meio do envio de documentos necessários para a realização dos serviços. Esses Dados Pessoais podem ser de quem realiza o envio do documento ou de terceiros.

Dados de identificação e comunicação:(apresentante, interessado no registro, titular de dados pessoais): Nome completo, email, telefone, celular, endereço, documento de identificação (RG, CPF, CNH, etc). A base legal para o tratamento de tais dados depende do tipo de atividade de tratamento pretendida (privacidade contextual), podendo ser cumprimento de obrigação legal, legítimo interesse, execução de contrato, etc.

Dados financeiros e de pagamento: São as informações pessoais necessárias para que possamos processar o pagamento dos serviços prestados, incluindo seu CPF, endereço, informações bancárias de cobrança e crédito (e.g. número da agência e da conta corrente), número do cartão de crédito, dentre outros. Os dados financeiros e de pagamento são tratados para o fornecimento de produtos e/ou serviços, manutenção de arquivos, cumprimento de obrigações fiscais. A base legal para o tratamento de tais dados é o cumprimento de obrigação legal, especialmente a legislação fiscal.

Dados dos Colaboradores: Nome completo, inclusive o nome social; data de nascimento; número e imagem da Carteira de Identidade (RG); número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF); número e imagem da Carteira Nacional de Habilitação (CNH); fotografia 3x4; estado civil; idade; tipo sanguíneo e fator RH; nível de instrução ou de escolaridade; endereço completo; número de telefone e endereço de correio eletrônico (e-mail); filiação a sindicato; nome dos genitores; nome de usuário e senha específicos para uso dos serviços da Entidade Empregadora; comunicação mantida entre colaborador e serventia; atestados médicos.


7) COMO COLETAMOS SEUS DADOS


7.1 Atendimento do titular ao Balcão


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dados pessoais são fornecidos diretamente pelo usuário no atendimento em balcão/guichê para que sejam realizados os serviços na serventia;


7.2 Atendimento Remoto/virtual dos usuários


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Por intermédio da Central Nacional de Serviços Eletrônicos Compartilhados (CENPROT) e da Central de Remessa de Arquivos - CRA (art. 41-A da Lei 9.492/97 e ONR/SERP - dados pessoais são fornecidos diretamente pelo usuário; dados pessoais são fornecidos diretamente pelo usuário ou por meio de compartilhamento previsto na legislação correlata;


7.3 Através de Terceiros


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No contexto de relações de trabalho, de prestação de serviços ou de atividades de recrutamento, quando atuar enquanto empregador ou potencial empregador ou contratante de serviços, dados pessoais poderão ser coletados e tratados para fins de comunicação, recrutamento, manutenção de banco de currículos e/ou cumprimento de obrigações trabalhistas e fiscais.


8) COMO USAMOS SEUS DADOS



Atender a sua finalidade pública, na persecução do interesse público, com o objetivo de executar as competências legais ou cumprir as atribuições do serviços garantindo a segurança e eficácia dos atos jurídicos. O tratamento consiste em toda operação realizada com dados pessoais, como as que se referem a coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, modificação, comunicação, transferência, difusão ou extração. Os dados poderão ser armazenados e tratados com as seguintes finalidades:
1- Cadastro e qualificação;
2- Instrução, qualificação do pedido e Cumprimento de ato solicitado;
3- Cumprimento de obrigação legal ou regulatória pela controlador;
4- Encaminhamento de comunicações obrigatórias aos órgãos públicos e privados, conforme estabelecido pela legislação;
5- Compartilhamento de dados pessoais para as Centrais de Serviços Eletrônicos, decorrentes de previsão legal e normativa, nos limites normativos, desde que declarem que cumpram, de forma integral, os requisitos, objetivos, fundamentos e princípios previstos nos artigos 1º 2, 2º e 6º da Lei n. 13.709/2018 ;
6- Envio de comunicações informativas ou notificações, via eletrônica, ao usuário/solicitante relativas a pedido, caso seja necessário ou solicitado;
7- Envio de esclarecimentos quanto a sugestões, reclamações e/ou orientações sobre os serviços ou sobre a política de tratamento de dados pessoais.
8- No legítimo interesse do Controlador, nos termos da LGPD.


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9) ARMAZENAMENTO/ELIMINAÇÃO DOS DADOS PESSOAIS


O tratamento de dados pessoais é realizado por meio de sistema, sendo armazenados em bancos de dados, além de lançados nos livros oficiais físicos.
O tratamento mantém-se durante o tempo necessário para a execução das atividades registrais citados a cima, sendo que os assentos nos livros oficiais são de duração permanente, em cumprimento da sua finalidade pública prevista na legislação registral. A inutilização e descarte far-se-á em conformidade com a Tabela de Temporalidade de Documentos prevista no Provimento nº 50/2015, da Corregedoria Nacional de Justiça, sem exclusão dos deveres previstos na Lei n. 13.709/2018, no que diz respeito aos dados pessoais que permanecerem em qualquer meio de conservação. O registro de imóives e anexos, utiliza os dados pessoais para o cumprimento de sua missão, nos seguintes termos, conforme cada espécie de ato praticado.

O pedido de exclusão dos dados e interrupção do tratamento será acatado na medida do possível legal. A LGPD, a Lei de Registros Públicos e o Provimento 50/2015 do CNJ impõem que algumas informações permaneçam sempre públicas, de modo que haverá, tão-somente, a exclusão das informações tratadas para algumas das finalidades expressas nesta Política.

Os dados coletados por esta Serventia serão excluídos nas seguintes situações:
Quando a finalidade para a qual a informação foi coletada tenha sido alcançada ou quando o dado deixar de ser necessário ou pertinente para o alcance desta finalidade, conforme descrito nesta Política;
Quando da revogação do consentimento por parte do titular dos dados pessoais, nos casos em que este se faça necessário; Mediante determinação da autoridade competente para tanto.
Os dados pessoais poderão ser conservados por esta serventia, contudo: Para cumprimento de obrigação legal ou regulatória (art. 7º, inciso II, da LGPD); Para estudo por órgão de pesquisa (nos termos do art. 5º, inciso XVIII, da LGPD), garantida, sempre que possível, a anonimização dos dados pessoais (art. 7º, inciso IV, da LGPD); Para transferência a terceiro, desde que respeitados os requisitos de tratamento de dados dispostos na LGDP.


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10) TRANSFERÊNCIA INTERNACIONAL DE DADOS PESSOAIS


Segundo o art. 33 da LGPD, a transferência internacional de dados pessoais somente será permitida nos seguintes casos: Para países ou organismos internacionais com grau de proteção de dados pessoais adequado;
Quando o controlador (a quem competem as decisões referentes ao tratamento de dados pessoais, consoante art. 5º, inciso VI, da referida LGPD) oferecer e comprovar garantias de cumprimento dos princípios, dos direitos do titular e do regime de proteção de dados previstos na Lei 13.709/19, na forma de: cláusulas contratuais específicas para determinada transferência, cláusulas-padrão contratuais, normas corporativas globais, selos, certificados e códigos de conduta regularmente emitidos;

Quando a transferência for necessária para a cooperação jurídica internacional entre órgãos públicos de inteligência, de investigação e de persecução, de acordo com os instrumentos de direito internacional; Quando a transferência for necessária para a proteção da vida ou da incolumidade física do titular ou de terceiro;

Quando a Autoridade Nacional de Proteção de Dados autorizar a transferência; Quando a transferência resultar em compromisso assumido em acordo de cooperação internacional;

Quando a transferência for necessária para a execução de política pública ou atribuição legal do serviço público; Quando o titular tiver fornecido o seu consentimento específico e em destaque para a transferência, com informação prévia sobre o caráter internacional da operação, distinguindo claramente esta de outras finalidades;

Para o cumprimento de obrigação legal ou regulatória pelo controlado; Quando necessário para a execução de contrato ou de procedimentos preliminares relacionados a contrato do qual seja parte o titular, a pedido do titular dos dados; Para exercício regular de direitos em processo judicial, administrativo ou arbitral. A transferência internacional de dados pessoais será realizada por esta Serventia com fundamento nas bases indicadas nesta Política e nos termos da legislação vigente.


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11) DIREITOS DOS TITULARES


A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais tem a autodeterminação informativa como princípio basilar no tocante aos direitos dos titulares (art. 18 da Lei n. 13.709/18). Entende-se por autodeterminação informativa a possibilidade do titular dos dados compreender e influenciar, sujeito às determinadas restrições legais, os tratamentos que são realizados com os seus dados pessoais, conferindo transparência a estas operações.
Nem todos os direitos previstos no art. 18 da LGPD poderão ser exercidos perante o acervo público da Serventia Extrajudicial, em razão das peculiaridades desse acervo e da incidência das regras específicas do microssistema registral/legal.

Esta Serventia, no contexto de suas atividades legais de tratamento de dados pessoais, reforça o seu compromisso de respeito aos direitos dos titulares, sendo estes: Confirmação da existência de tratamento (Art. 18, inciso I, da LGPD): O titular de dados pessoais poderá questionar, junto a esta Serventia, se há realização de operações de tratamento relativas a dados pessoais seus, por meio do Canal de Atendimento com o Encarregado(a) "Interna": Tatiane Strelow Arpine. ([email protected]) e encarregado(a) "Externo" : Valcivan B Goltz ([email protected])

A confirmação de existência ou o acesso a dados pessoais serão providenciados, mediante requisição do titular, a qual deve ser formulada em formulário contido pode ser requisitado nesta plataforma www.cartoriosaomigueldoguapore.com.br ou telefone : 69 9 8487-0246 / 69- 9 9300-4705 / e-mail citado acima do Encarregado de Dados, sendo garantida a gratuidade da solicitação. Esta serventia responderá a requisição no prazo de até 15 (quinze) dias, contados da data do requerimento do titular com comprovação de autenticidade. Acesso aos dados (Art. 18, inciso II, da LGPD):

O titular de dados pessoais poderá solicitar e receber uma cópia de todos os eventuais dados pessoais coletados e armazenados. No entanto, dados do Registro Público sujeitam-se às disposições da legislação registral aplicável, que vinculam o direito de acesso às informações constantes no fólio real/Protesto ao pagamento dos emolumentos devidos, nos termos do Art. 14 da Lei nº 6.015/73 (Lei de Registros Públicos), do Art. 30, incisos VIII e X, da Lei nº 8.935/94 (Lei dos Notários e Registradores) e Artigo 27 da Lei nº 9492/97.

Correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados (Art. 18, inciso III, da LGPD): O titular de dados pessoais poderá requisitar a correção de dados que estejam incompletos, inexatos ou desatualizados. No entanto, os Dados do Registro Público sujeitam-se às disposições da legislação registral aplicável, que estabelece procedimento específico para a retificação do registro, averbação ou anotação, consoante item 146, do Capítulo XIII, do Tomo II, das Normas de Serviço da E. Corregedoria Geral da Justiça, e Arts. e seguintes da Lei de Registros Públicos (Lei nº 6.015/73), não sendo devido o pagamento de selos e taxas apenas, e tão somente, nos casos em que a retificação decorra de erro imputável ao Oficial.

Eliminação dos dados pessoais tratados com o consentimento do titular (Art. 18, inciso VI, da LGPD): O titular de dados pessoais poderá requisitar a exclusão dos seus dados tratados nesta Serventia, a qual não procederá com a eliminação apenas se houver um motivo legítimo para a sua manutenção (Art. 16, da LGPD), como, por exemplo, a eventual obrigação legal de retenção de dados.
Na hipótese de eliminação, a Serventia se reserva o direito de escolher o procedimento de eliminação empregado, comprometendo-se a utilizar mecanismo que evite a recuperação dos dados. Os Dados do Registro do Registro de Imóveis e anexos, não poderão ser eliminados do fólio real, por constituírem dados tornados manifestamente públicos pelo titular, considerando a própria publicidade que se espera dos serviços Notariais e Registrais para a constituição de direitos, aos quais se dispensa a coleta de consentimento (Art. 7º, §4º da Lei Geral de Proteção de Dados, arts. 1º, 16 e seguintes da Lei de Registros Públicos da Lei de Registros Públicos). Nos termos do Art. 7º, §1º da Lei nº 8.159/91 (Lei da Política Nacional de Arquivos Públicos e Privados), são públicos os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por entidades privadas encarregadas da gestão de Serviços Públicos, a exemplo dos serviços Notariais e Registrais, em consonância com o art. 236 da Constituição Federal e Lei 8.935/94 (Lei dos Notários e Registradores 6015/13 e 8492/97).

Informação das entidades públicas e privadas com as quais esta Serventia realizou o Uso Compartilhado de dados (Art. 18, inciso VII, da LGPD): O titular de dados pessoais possui o direito de saber com quais entidades públicas e privadas esta Serventia pode realizar o compartilhamento de dados, o que é informado por meio desta Política de Privacidade e Proteção de Dados em seu item 11. Informação sobre a possibilidade de não fornecer consentimento e sobre as consequências da negativa (Art. 18, inciso VIII, da LGPD): Sempre que a coleta de dados de determinado serviço esteja amparada no consentimento, o titular de dados pessoais será informado pela Serventia sobre a possibilidade de não fornecer consentimento. Nesses casos, a negativa do consentimento poderá implicar na impossibilidade da prestação de determinados serviços, sendo que na ocorrência de tais casos a Serventia indicará suas consequências.

Revogação do consentimento (Art. 18, inciso IX, da LGPD): Conforme já informado, os Dados do Registro de Imóveis e anexos são dados tornados manifestamente públicos pelo titular, considerando a própria publicidade que se espera dos serviços Notariais e Registrais para a constituição de direitos, aos quais se dispensa a coleta de consentimento (art. 7º, §4º da Lei Geral de Proteção de Dados, arts. 1º, 16 e seguintes da Lei de Registros Públicos Lei 8935 e 9492).

Sempre que a coleta de dados para a realização de determinado serviço esteja amparada no consentimento, como por exemplo, a comunicação via Whatsapp sobre o andamento do título, o titular de dados pessoais poderá revogar, a qualquer tempo, o consentimento concedido a determinadas operações de tratamento, hipótese que não afetará a legalidade de qualquer tratamento realizado antes da revogação do consentimento. Nesses casos, a revogação do consentimento poderá implicar na impossibilidade da prestação de determinados serviços, sendo que na ocorrência de tais casos, esta Serventia indicará quais serviços podem ser descontinuados.


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12) COMO MANTEMOS SEUS DADOS SEGURO


Adotamos práticas alinhadas aos padrões técnicos e regulatórios de mercado para segurança e privacidade de Dados, com ações abrangentes em tecnologia e nos processos organizacionais.
Nossas medidas para preservar seus Dados contra acesso, uso, alteração, divulgação ou destruição não autorizados incluem a proteção física e lógica dos ativos, comunicações criptografadas, gestão sobre os acessos, adesão ao desenvolvimento seguro de software e políticas internas de conformidade que inserem a segurança no ciclo de vida dos nossos Serviços.

Todos esses controles são continuamente revisados para acompanhar e reagir ao contexto de ameaças na Internet. Ainda assim, não é possível garantir que os nossos Serviços sejam completamente invioláveis. Mas fique tranquilo: contamos com equipes preparadas para detectar e responder prontamente, no caso da ocorrência de algum evento ou incidente que comprometa a segurança dos seus Dados ou de nossos serviços.

Todos os colaboradores são treinados para compreender a importância da privacidade e proteção. Tem-se o compromisso de cumprir a legislação de proteção de dados, por meio da adoção de diversas medidas jurídicas, administrativas e técnicas que possibilitam a segurança da informação.
Esta Serventia, visando garantir uma maior segurança. sugere ao usuário que siga as seguintes precauções:

• Não responder nem clicar em links provenientes de e-mails desconhecidos;
• Não acessar sites suspeitos;
• Manter mecanismos de proteção ativos e atualizados, como antivírus e antimalware;
• Não instalar programas ou aplicativos de fontes estranhas ou ilegais.

Independente das outras isenções e declarações elencadas na presente Política, o usuário, ao utilizar os serviços ofertados por esta Serventia, declara-se ciente e concorda com as seguintes disposições: Esta Serventia, bem como os seus parceiros, colaboradores e afins não poderão ser responsabilizados por fatos oriundos de atividades criminosas (e.g. ataque hacker), caso fortuito ou força maior.

Esta Serventia, bem como os seus parceiros, colaboradores e afins não poderão ser responsabilizados por quaisquer erros e/ou inconsistências na transmissão dos dados, bem como relacionados à qualidade ou disponibilidade da conexão de internet, capazes de obstar o adequado recebimento de informações.
Esta Serventia, bem como seus colaboradores e parceiros, não serão responsabilizados pelo uso do domínio eletrônico em discordância com as disposições elencadas nesta Política (e.g. imputação de dados, desatualizados, incompletos ou inverídicos, por parte de algum usuário);
Esta Serventia, bem como seus colaboradores e parceiros, não serão responsabilizados pelo uso indevido do domínio eletrônico pelo próprio usuário, e nem pela negligência, imprudência ou imperícia dos usuários em relação aos seus próprios dados pessoais;
O usuário reconhece que incapacidade técnica e econômica de prevenção absoluta contra ataques, invasões, vírus, vazamento e perda de dados ou outros atos ilícitos que porventura aconteçam no domínio eletrônico, isentando, assim, esta Serventia e seus colaboradores, bem como os operadores e encarregados de qualquer dano, indireto ou direto, advindos desses infelizes eventos.


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12) DECLARAÇÕES FINAIS E ATUALIZAÇÃO DESTA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Estamos sempre melhorando nossa Política e as mudanças serão refletidas sempre, avisaremos sobre qualquer alteração, seja através de aviso no Portal da Privacidade em nosso site, ou através de outros meios.

Esta Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais foi aprovada pelo Controlador Tabelião/Registro Oficial conhecedor das Leis, do setor jurídico em serviços cartoriais e os encarregados de dados da serventia e também o grupo de implementação SB, formado por Analista de Sistema com conhecimento prático na atuação dos serviços cartorários e segurança da informação, atualizada em 01/05/2025, e poderá ser alterada a qualquer tempo caso haja necessidade, como por exemplo, avanços tecnológicos, mudanças na legislação, ou qualquer outro motivo.

Por isso, recomenda-se que seja consultada com regularidade e verificada a data de modificação. Se após a leitura desta Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais restar qualquer dúvida ao usuário, ou por qualquer razão precisar se comunicar para assuntos envolvendo os seus dados pessoais, o contato poderá ser realizado por um dos e-mail do encarregado, junto com cartório:

ENCARREGADO(A) DE DADOS (INTERNA): Tatiane Strelow Arpine.
E-mail do Encarregado: [email protected]
Telefone contato : 69 9 9318-8459


ENCARREGADO(A) DE DADOS (EXTERNO):: Valcivan Borba Goltz.
E-mail do Encarregado: [email protected]
Telefone contato : 69-9 9300-4705